Órgão Emissor no RG – como localizar

Possuir um documento de identificação é essencial desde o nascimento, e nem sempre sabemos exatamente onde fica órgão emissor do RG – se você está em dúvida sobre o órgão emissor ou expedidor, aqui lhe traremos mais informações!

Segundo o site Direito2.com.br, o órgão expedidor ou emissor é uma referência à instituição que realiza o registro e emissão de um documento – seja ele qual for. Um exemplo disso é a Carteira Nacional de Habilitação, que é expedida pelo Detran  e o passaporte que é expedido pela Receita Federal, ou seja, cada documento tem um órgão próprio. 

A importância de saber qual é o órgão expedidor dos seus documentos é porque você saberá onde ir caso precise da segunda via dele! Por isso, sempre esteja ciente de onde você consegue localizá-lo.

Onde localizo o órgão expedidor do meu RG?

Para o RG – Registro Geral, o órgão emissor ou expedidor está impresso na parte superior, ao lado da foto 3×4 e de sua assinatura! 

A carteira de identidade foi remodelada, e nos novos modelos o órgão estará escrito por extenso na parte superior e na parte inferior você conseguirá visualizar sua sigla. 

Porque cada documento tem seu próprio órgão emissor?

Cada pessoa possui diversas informações sobre si mesmo, e você consegue imaginar como seria se todas elas estivessem juntas combinadas com o número da população em um só local?

Basicamente, é impossível todas as pessoas consultarem somente um local para conseguir as informações de algum documento, já que a população é alta. 

Separando cada documento em seu próprio órgão, fica mais fácil de acessar alguma informação ou pendência, além de solucionar suas dúvidas!

Ou seja, se você possui documentos como Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou a documentação do seu carro e possui alguma dúvida, procure o site de cada órgão para solucioná-las!