Engenharia eletrica

Tudo sobre Engenharia Elétrica

A área de Engenharia é bem visada no mercado por atribuir excelentes salários. Eletricidade hoje é algo que não conseguimos viver, tudo que move energia é gerenciado por esse profissional.

Esse profissional é responsável por transmitir, planejar e construir energia elétrica. O principal objetivo do mesmo é trazer eletricidade de maneira segura e com qualidade de vida.

Esse profissional pode atuar em várias áreas de atuação.

Mercado de Trabalho de Engenharia Elétrica

O mercado de Trabalho para o setor de Engenharia é bem aquecido e estar bem promissor. Com bastante obras de infraestrutura, é um crescimento bem atuante no setor de comunicações e em energia renovável.

Tem contribuindo bastante para o crescimento e a demanda de muitos profissionais no mercado, esses profissionais podem trabalhar em diversos setores.

Tais como:

  • Construtoras;
  • Usinas;
  • Industrias e usinas elétricas;
  • Subestações;
  • Linhas de Transmissão;
  • Empresas de Telecomunicações.

Curso de Engenharia Elétrica

Engenharia eletrica

O curso de graduação em Engenharia Elétrica é de 5 anos a nível bacharelado. Hoje é possível encontrar o curso de Engenharia tanto presencial, quanto a distância na modalidade EAD.

O curso possui atividades laboratoriais e teórica, em geral a grade curricular do curso tem bastante matemática, computação, física e química.

Perfil do Curso de Engenharia Elétrica

 

Matemática, física e química será a base de conhecimento e aprendizado deste curso, por isso é extremamente importante que você conheça e goste de cálculo.

O profissional desta área precisa ser curioso, o foco dele é solucionar problemas e ser bem observador. O engenheiro eletricista precisa ser dinâmico, ter raciocínio lógico.

O legal é que saiba falar com mais de um idioma, é o diferencial desta profissão.

Como é a rotina de um profissional de Engenharia Elétrica?

A rotina do engenheiro eletricista vai depender muito das suas responsabilidades dentro da empresa e também da empresa a qual o mesmo trabalha.

Além disso, atua também na manutenção e desenvolvimento de processos.

Salário do profissional de Engenharia Elétrica

O salário médio de um profissional de setor de engenharia elétrica é de R$ 8.000 onde o profissional trabalha 8 horas por dia. Quanto mais experiência profissional, maior será o salário do engenheiro.

No setor publico o engenheiro eletricista também tem um futuro bem promissor, além da estabilidade, é uma boa opção caso deseje ser dedicar a área.

É importante ressaltar que na Universidade você não vai aprender tudo, na prática é bem diferente é óbvio que o conceito você vai adquirir na sala de aula, porém no dia a dia você vai aprender de fato como é a profissão.

É claro que o Engenheiro Elétrico possui uma grande responsabilidade na sua área de atuação por isso, é importante estar sempre atualizando a sua formação e buscando cada vez mais conhecimento tecnológico no mercado.